Almoço para um


Todos sabem o quanto gostamos de cozinhar. Aqui e ali vamos partilhando algumas experiências na cozinha, umas mais simples, outras para dias de festa. Mas a verdade é que quando chega a hora de cozinhar para um, a vontade de andar por volta dos tachos nunca é a mesma. Fica sempre aquele sentimento de "não vale a pena, é só para mim!". E por muito que às vezes se lute contra esses pensamentos que invadem a nossa cabeça, há sempre um dia ou outro em que eles acabam por vencer. Ontem não foi um desses dias.

Almoço para um. Tardio e com uma fome avassaladora. Num assalto ao frigorífico, e com vontade nenhuma de descongelar seja o que for, há ovos e salmão grelhado da noite anterior. Conseguimos fazer o almoço?



A receita mais simples e saborosa que por cá se pode fazer é a tortilha. Demora apenas cerca de 15 minutos e é uma verdadeira delícia, com um toque mediterrânico, que podemos dar em cada ingrediente que colocamos. E esse é o trunfo das tortilhas, podemos fazê-las com o que quisermos, só não podem faltar ovos! No fundo, é quase o mesmo que cobrir uma pizza com os nossos ingredientes favoritos ou com os que temos em casa no momento. Com a tortilha é exactamente a mesma coisa.

Basta bater os ovos, usei dois, temperar com sal e pimenta e adicionar os ingredientes que desejarmos. Numa frigideira colocamos um bocadinho de azeite, pouquinho, e deixamos alourar cebola picada aos bocadinhos.
Depois só temos que despejar os nossos ovos para a frigideira, temperar com uma erva aromática a nosso gosto, podem ser oregãos, manjericão, tomilho, etc, reduzir o lume para médio e tapar.
Ao fim de quinze minutos a nossa tortilha está pronta a servir!

No meu almoço para um usei o salmão grelhado do dia anterior e juntei umas azeitonas verdes. Mas a tortilha fica simplesmente maravilhosa só com batata e rosmaninho, adoro! Se sobrarem batatas cozidas de uma refeição anterior é a melhor maneira de as aproveitar. Nesse caso não se misturam os ovos com as batatas. Convém que alourem a batata juntamente com a cebola e só depois coloquem os ovos em cima delas.





Como quase sempre por aqui, fica mais uma receita prática, fácil, deliciosa e muito económica uma vez que podem aproveitar sobras de refeições anteriores.
Vão experimentar?

Para mais receitas vejam aqui.

Bom apetite!

m.*

Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.