Roteiro: Paris

De todas as cidades do mundo: Paris. A mais romântica, a mais elegante, a mais inspiradora! 

Como já vos falei aqui, esta era a minha viagem mais aguardada e aconteceu há um ano! E como o tempo passa! Eu, que saí de lá a dizer que era obrigatório voltar todos os anos... Já estou a falhar! Não me perdoo! Porque sim, ela é tão fantástica como dizem, e não, não desilude como alguns bem gostam de dizer!

Hoje trago-vos o meu roteiro de Paris! Passagens obrigatórias, que não pude não fazer quando lá estive e que espero repetir quando lá voltar! Paris em 10 pontos!







1- Obrigatório começar a visita à cidade pela Torre Eiffel... Porque Paris não é Paris sem ela... Sentimo-nos em Paris sem a ver? Talvez... Mas vê-la em primeiro lugar traz logo outro encanto! Subir é para os corajosos... eu infelizmente não o sou! :)


2- Fazer um tour a pé pelos locais mais importantes: Louvre, Arco do Triunfo, Ópera, ... 

Em viagens por cidades europeias gosto sempre de andar muito a pé. É certo que nem sempre tudo é perto mas a cidade é plana... Dá perfeitamente para se ir de um ponto ao outro sem usar os transportes! Pelo caminho sempre se descobrem recantos inesperados, vêem-se montras fantásticas e pequenas patisseries de babar!
Nota: não entrar em museus! Quando é a primeira vez que visito uma cidade e tenho poucos dias, nunca entro em museus! Isso fica para uma segunda visita! Porque se o objectivo é conhecer a cidade não há como conhecê-la se estivermos em filas intermináveis!

3- Eu disse para não irem a museus?! Eu? Vamos lá reformular isso! Visitem o Pompidou... à noite! Esta é a melhor forma para não estar em filas e aproveitar aqueles momentos em que ainda não é hora de jantar mas também não há muito que fazer! E que grande surpresa, logo a subir as escadas rolantes deste museu! Tem uma vista magnífica da cidade! Com a torre Eiffel bem iluminada lá ao fundo! Uma surpresa memorável!


4- Comprar um quadro em Montmartre! Não o fiz e como me arrependo! Para além dos artistas de rua, há algumas galerias com quadros bem acessíveis (e pequeninos para caberem na mala!) Estava mesmo na minha check list comprar um quadro, mas como não quis comprar o primeiro por que me apaixonei e não voltei lá, vim de mãos vazias.

Em vez disso comprei um postal, é parecido!! :) E um livro numa das muitas livrarias que por lá há! São todas fantásticas! Amontoadas de livros até ao tecto! É impossível resistir!

5- Beber um chá bem quente nas escadas do Sacré Coeur enquanto desfrutamos daquela vista magnífica dos telhados de Paris e recarregamos baterias para a próxima viagem! E aproveitar todos os momentos de descanso nas esplanadas parisienses, bem quentinhas, todas têm aquecedores! Não há melhor que ver a chuva numa esplanada em Paris!





6- Visitar as chapelarias tradicionais e comprar um chapéu! E neste ponto como podia eu falhar? Não são muitas as chapelarias por que nos cruzamos mas as que lá existem chamam bem a atenção! E são divinais! Comprei o meu na Anthony Peto, a dificuldade era mesmo escolher! Todos lindíssimos! Dos mais originais aos mais tradicionais! E, claro, tão empenhada que estava a decidir qual trazer, nem fotos tirei à loja! E ela bem que merecia!


7- Comer!! Baguetes, crepes com Nutella, gelados Berthillon, ostras, croissant, bife tártaro e tudo mais que Paris tem para nos oferecer! Já aqui vos falei da minha ida ao Kong, mas esse não conta para aqui! Aqui só cabem os clichês dos clichês que tanta fome nos dão só de pensar! Existem em todo o lado, em qualquer esquina, e matam-nos de desejo! São obrigatórios! Talvez mais para a frente vos fale do restaurante onde comi as ostras, sentimo-nos num verdadeiro filme francês!


8- Visitar um mercado de comida! Como se não bastasse a comida que esbarra connosco em cada esquina ainda temos que ir a um mercado de comida?! Sim, claro!! Eles são mais que muitos, há que escolher um! A minha escolha foi o Marche Mouffetard, um bocadinho mais afastado do centro da cidade, pequeno, numa rua estreita amorosa! Também lá foi filmado o filme Julie & Julia mas isso é só um pormenor! ;)


9- Ouvir música de rua! Durante a minha estadia fui presenteada com duas actuações de rua que me fizeram sentir ainda melhor naquela cidade! Já o tinha sido, aliás, logo na viagem de comboio do aeroporto para o centro da cidade e que bem que sabe! Não me alongo mais sobre este tema... é uma experiência para ser vivida lá!


10- Perder-se nas montras das lojas de decoração em Saint Germain! Depois de um dia em Paris é fácil, muito fácil, querer virar decoradora! 

E nas lojas de antiguidades, em Saint Honoré... Que são mais que muitas e que nos fazem querer pertencer a um mundo que não é o nosso... Ver as montras da Avenue Montagne, com um pequeno jardim antes de cada entrada; as montras das joalharias da Rue de la Paix onde eventualmente poderemos entrar na Tiffany, a mais acessível de todas elas mas que nem por isso deixa de ter um porteiro para nos receber... Podem ver o colar que lá comprei aqui!

Posso acrescentar um 11º ponto, posso? Apaixonar-se na cidade, pela cidade! Desfrutar das pequenas coisas que ela nos oferece! E são tantas que dá até pena descrever tudo num post só! Nem vos falei nas pistacheries, nos jardins, nas pontes, no cabaret, na escadaria do Midnight in Paris, nas chocolateries...


m.*






1 comentário:

  1. Paris não estava mesmo no topo da minha lista: a europa tem tantas cidades lindas! Mas tive que reconhecer que realmente é uma cidade linda que vale muito a pena.

    ResponderEliminar

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.