Bolo de flores



Há muito, mesmo muito tempo (!), que queria experimentar fazer um bolo em que a cobertura fosse branca com flores comestíveis! Estava para ser na chegada da primavera, era um bolo que vinha mesmo a calhar! Mas claro que este não será um bolo para todos os dias, e a motivação da entrada da primavera não conseguiu ser suficientemente forte para me levar a explorar este novo mundo das flores comestíveis! Já por aqui confessei que o meu ponto fraco nos bolos era que ficassem bonitos por isso há muito que engendrar coberturas diferentes já vem sendo hábito cá por casa sempre que há a preparação de um novo bolo!
Decidi fazer o bolo das flores para o meu aniversário, e que melhor motivação poderia haver que essa?
Fiz um bolo óptimo e quando chegou a hora da cobertura inventei de mais e fiz asneira! Com uma festa pela frente em que queria presentear os meus convidados com o belíssimo bolo de flores o que é que eu fiz? Um novo bolo, a mesma cobertura de chantili do bolo de chocolate. Desta vez coberta de flores da época com cores bem garridas! E digo flores da época porquê? Porque queria muito que este fosse um bolo de amores-perfeitos mas já não é altura de os vermos por aí então fiz com o que havia na época! Informei-me de que flores podia usar e optei por calêndula, capuchinha, gerânio e lavanda.
O resultado está à vista, a receita para experimentarem também! :)







Ingredientes para a base do bolo:
8 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
8 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
sumo e raspas de limão a gosto

Ingredientes para a cobertura:
2 embalagens de natas para bater (daquelas tipo pacotinhos de leite)
1 colher de sopa de açúcar
gotas de limão
5 morangos
flores comestíveis

Como fazer o bolo:
1 - separar as claras das gemas e bater as claras em castelo
2 - numa tigela misturar as gemas com o açúcar até ficar uma solução homogénea e depois acrescentar a farinha e misturar bem
3 - adicionar as claras  e envolver sem mexer muito, juntar o sumo de limão, as raspas e o fermento
4 - untar a forma e levar ao forno a 200graus até ficar cozido - uso sempre a técnica do palito!
5 - desenformar o bolo e fazer um corte longitudinal para o abrir ao meio e deixar arrefecer

Como fazer a cobertura:
1 - lavar as pétalas das flores, secá-las em papel absorvente e reservar
2 - numa batedeira colocar as natas, o açúcar e o limão e bater até ficarem consistentes mas não muito rígidas para conseguirmos que escorra pelo bolo

Depois do bolo estar arrefecido, barrar a parte de baixo com um pouco de chatili, não muito, e colocar em cima do chantili os morangos cortados aos bocadinhos.
Colocar a outra metade do bolo por cima e cobrir com o restante chantili. Depois é só colocarem as pétalas das flores comestíveis ao vosso gosto!

Bom apetite!

m.*

5 comentários:

  1. Mas que bom aspecto meninas! Isto parece tortura porque ainda nem meio-dia é e eu já estou aqui cheinha de fome! Comia esse bolo agora num ápice. Mas antes, fotografava-o muito bem porque ele é absolutamente deslumbrante!

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

    ResponderEliminar
  2. Que bolo lindo ! As cores são fantásticas e aposto que é delicioso.
    Até já cresce água na boca :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Liliana! É tão bom ver comentários assim! :)
      A cobertura dos bolos pode fazer mesmo toda a diferença! Também se come com os olhos! E este por dentro estava muito bom também! É muito simples de fazer! ;) *

      Eliminar

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.