quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Pão Paleo



O pão, o alimento mais básico da alimentação de tantas civilizações e culturas, o bicho-papão de qualquer dieta nos dias de hoje. O meu eterno drama.

De cada vez que iniciava uma nova dieta dava espaço para todas as regras menos uma: a de não comer pão. Com a alimentação paleo, pela primeira vez, não tive qualquer tipo de problema em aceitar a eliminação do trigo e do glúten. Aceitei porque percebi as razões e acima de tudo, porque rapidamente senti os benefícios. Passou a ser algo que não me faz falta nenhuma no dia a dia, mas que me sabe bem, se encontrar uma opção, incluir nos meus pequenos almoços de fim de semana. E as soluções encontram-se quer em algumas marcas de pão biológico quer em receitas fáceis de replicar em casa, e é uma destas que vos apresento hoje, a do o meu primeiro pão paleo inspirada numa das vária receitas da Mamã Paleo.

Ingredientes:
1 chávena de linhaça dourada moída
1 chávena de polvilho doce
1 chávena de farinha de coco
1 chávena de farinha de amêndoa
4 ovos
1 chávena de água morna
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de chá de fermento sem glúten
3 colheres de sopa de leite de amêndoa caseiro
1 pitada de sal

Misturei todos os ingredientes e verti para uma forma de bolo inglês previamente forrada com papel vegetal. Levei ao forno, aquecido a 180º,  por 20min, retirei a forma e coloquei no forno por mais 15min.

Tal como qualquer outro pão paleo, é um pão mais denso mas também fofo e não muito seco.
Dos que já provei, é dos pães com sabor mais próximo ao do pão tradicional.





L. <3

Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.