Bolo de Dióspiro



Dióspiros. Um dos meus favoritos de sempre. Aquele fruto tão especial que só uma vez por ano o encontramos. Que tantas vezes me faz recuar à infância, à casa dos avós e à árvore que tantos dióspiros dava. Nunca eram de mais.

No aniversário do avô foi com eles que fiz um bolo. Queria um bolo saudável, que a diabetes do avô o permitisse comer com alguma satisfação e sem sentimento de culpa (não que ele alguma vez o tenha!).

Pesquisei muito, não foi fácil. Queria muito um bolo sem açúcar e o meu primeiro pensamento foi procurar um bolo paleo. Apesar de não praticar uma dieta paleo, acompanho de perto a caminhada da nossa Lu e percebo os benefícios, o conceito, e achei que era aí que ia encontrar o bolo adequado. Logo nas primeiras pesquisas deparei-me com um problema, é que as receitas paleo não usam açúcar - ok - mas substituem por mel ou açúcar de côco. Ora, eu sou alérgica ao mel, açúcar de côco também não faz bem à diabetes do avô, por isso a saga continuou.
Sei, claro, que a banana é um óptimo ingrediente para adoçar os bolos mas também sou intolerante e por isso a tarefa complicou-se. Até que me deparei com esta receita que partilho hoje convosco. Sem açúcar ou qualquer tipo de adoçantes, sem farinha de trigo, e acima de tudo: sem culpas!

Ingredientes:

450 gramas de polpa de diospiro
5 ovos
6 colheres de sopa de azeite (podem substituir por óleo de côco)
50 grs de farinha de trigo sarraceno
50 grs de farinha de amêndoa
50 grs de farinha de côco
1 colher de chá de canela
raspa e sumo de meia laranja




Preparação do bolo:

1 - separar as gemas das claras, bater em castelo e reservar
2 - juntar todos os ingredientes, misturar bem e, por fim, adicionar as claras em castelo e envolver
3 - colocar numa forma de bolo e levar ao forno a cerca de 180 gruas por 40 minutos

Para a cobertura basta triturar laranja com damascos secos e colocar por cima do bolo. Podem também experimentar com diospiros, que seriam a minha primeira opção, mas como não estavam bem maduros resolvi não arriscar! ;)

Preparados para experimentar? Espero que gostem!

m.*

Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.