Hambúrgueres de Vaca Feliz



O dia hoje não é de sol porque a receita que vos trazemos o roubou todo só para ela. Já há muito que não partilhávamos por aqui novas receitas e, por isso, o regresso tinha que ser cheio de energia, com uma comida bem apetitosa. Uma fast food diferente, saudável, e, por incrível que pareça pelo nome, vegetariana.

Por aqui todos sabem que comemos carne mas não negamos os benefícios que reduzir na ingestão desta proteína nos poderá trazer, assim como sabemos que há comidas igualmente deliciosas e que nos deixam a babar sem levar carne ou peixe. Esta é uma delas. A receita é do Jamie Oliver, ligeiramente adaptada porque nunca consigo seguir uma receita à risca. Há sempre alguma coisa que falta à última hora na dispensa! :)

Hoje trazemo-vos vacas felizes porque ficaram nos campos verdes a conversar. No prato temos um hambúrguer de feijão e favas.

Ingredientes dos hambúrgueres:
1 ramo grande de coentros
400 g de mistura de feijões (usei feijão preto e feijão manteiga)
200g de favas congeladas
1/2 colher de chá de pimenta caiena (usei pimenta preta)
1/2 colher de chá de cominhos moídos
1/2 colher de chá de coentros moídos (não usei)
1 limão
1 colher de sopa de farinha sem fermento mais um pouco para polvilhar
azeite

Para acompanhar:
4 pães
tomate
rúcula
molho de alho







Como fazer:
1- Colocar as favas numa taça com água quente para descongelarem. É um processo rápido.
2- Colocar os talos dos coentros no robô de cozinha, reservando as folhas, e juntar os feijões escorridos, as favas, uma pitada de sal, a pimenta, os cominhos, os coentros moídos, as raspas do limão e a farinha. Triturar tudo até obter uma mistura homogénea.
3- Deitar a mistura numa tábua bem polvilhada com farinha, dividir em 4 porções e fazer os hambúrgueres com cerca de 2,5cm de altura e polvilhar com farinha.
4- Deitar duas colheres de sopa de azeite na frigideira, colocar os hambúrgueres pressionando-os com uma espátula e virando-os quando estiverem dourados.

Assim que estiverem prontos só têm que colocar o hambúrguer no pão e colocar os ingredientes que vos disse em cima ou outros que prefiram.
No meu caso escolhi pães pequeninos por isso os hambúrgueres também os fiz mais pequenos. A mistura que vos indiquei deu para fazer 8 hambúrgueres e ainda sobrou um bocadinho que congelei como mini croquetes que levei depois ao forno e estavam óptimos.

Sentem-se capazes de fazer esta receita para o almoço? É tudo muito simples, a única dificuldade que pode haver é acertar na consistência da mistura, de forma a conseguir moldá-los, mas uma vez colocados na frigideira aguentam-se muito bem e não desmancham! ;)

m.*

Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.