É um gato.



Isto é um gato.
É um gato mas podia ser um cão, um coelho, um rato ou um pato e a nossa admiração, respeito e contemplação seria exactamente a mesma!

É um gato feliz. Uma companhia, um amigo de todas as horas e de todos os dias, com quem é possível partilhar a vida com a maior satisfação, não se vê?

É um gato, e um gato não culpa nem cobra, está lá sempre de forma incondicional, como pouca gente estará para nós. Sim, muito mais que muita gente, sim, de forma mais fiel e genuína que muita gente.

Também é um gato. Aquele que vemos ser queimado vivo, num pote de barro, no cimo de um pinheiro em chamas. Com uma multidão entusiasmada, que aplaude, que ri e que acha que "tradição" desculpa tudo.

É um gato. Apenas um gato. Que achava que tinha na dona uma amiga e companheira, essa que facilmente exibe uma fotografia em que ele, pobre gato, está fechado num pote à espera da sua sentença. Que alguém decidiu por ele. Porque sim. Porque é bonito, porque é uma tradição que tem que se manter.

É um gato. Aquele que "anda por aí" como a senhora que se acha no direito de considerar dona dele diz. Estará morto em algum canto? Ou resguardado da gentinha que aplaudiu o seu sofrimento, a tentar curar as queimaduras que nenhum tempo vai apagar? E acho que todos sabemos o quanto devem doer, se ainda estiver vivo para suportar tamanha dor. E como deve doer saber que foi aquela que lhe deu um dia casa, a traçar o seu destino assim.

É um gato e não merece. Não merece um gato, como não merece um cão nem qualquer espécie que se possa mencionar. Não merecemos nós. Não merecemos assistir a isto e deixar passar, porque se o fizermos não merecemos sequer a sua companhia.

Somos todos humanos e o nosso dever é protegê-los de qualquer atrocidade que uma tradição ou pura estupidez possa fazer contra eles. Nós já assinamos a petição para que este acto seja punido. A quem partilhar da mesma opinião que nós, é AQUI que devem assinar.

L.<3
m.*

2 comentários:

  1. tb fiz um artigo no meu blogue ,mas o teu está um show!!!

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, nenhuma espécie devia sofrer assim !

    http://semprelaurinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.