Workshop de Sobremesas Saudáveis

Foi precisamente há uma semana atrás que passei mais uma manhã de sábado fantástica no espaço Work IT. Desta vez as aventuras na cozinha foram orientadas pela Cláudia do Blog Delícias Cá de Casa, e o tema do workshop era: sobremesas saudáveis.





Foi super curioso perceber os motivos que levaram a Cláudia a entrar neste mundo das alternativas saudáveis a qualquer tipo de receita e o que a motivou a compilar essas criações no blog que hoje gere. Tal como tantas outras grandes ideias, esta nasceu de uma necessidade. A Cláudia tem um filho intolerante a ovos e alimentos com lactose e como podem imaginar isto cria uma enorme lista de restrições quando chega a hora de cozinhar, principalmente no que toca a bolos e doces.

É certo que eu não sou conhecedora de uma grande variedade de receitas mas, até à semana passada seria impossível para mim imaginar como seria possível fazer um doce ou um bolo que não pudesse ter ovos, manteiga, leite ou natas. São muitos ingredientes aparentemente incontornáveis.




A verdade é que não são, e prova disso é a mousse de chocolate que fiz com apenas um abacate, cacau e algum açúcar. A textura fica semelhante a uma outra mousse e o sabor é super leve e fresco.

As receitas experimentadas foram variadíssimas de bolinhas energéticas a brigadeiros de cenoura, de trufas de alfarroba a panna-cotta de cumaru, de mousse de caju a pudim de chocolate vegan. A mim coube-me a mousse de chocolate que já referi e umas panquecas vegan de cenoura e especiarias cozinhadas no forno que foram, para mim, uma das minhas receitas preferidas.




Gentilmente cedida pela Cláudia, especialmente para o Dois Igual a Três, deixo-vos a receita das bolinhas energéticas que achei divinais:

150g de tâmaras
30g de amêndoas
75g de côco ralado
1 colher de sopa de água
2 colheres de sopa de mel


1. Triturar tudo no robot.(excepto um pouco de côco)
2. Levar ao frigorífico 20min.
3. Moldar as bolas.
4. Levar ao frigorífico mais 20min.
5. Passar por côco ralado.








Espero que gostem!
Descubram estas e outras receitas em www.deliciascasa.blogspot.com

L.<3

4 comentários:

  1. Obrigada Luisa, gostei muito do teu post.
    Ainda bem que gostaste.
    Espero ver-te no próximo WS ;)
    beijinho muito grande
    Raquelita

    ResponderEliminar
  2. Nunca convidas para estas coisas giras...

    ResponderEliminar
  3. Que partilha tão mimosa e que coisas com um aspecto tão delicioso! Acho que vou fazer uma ivnestida nessa área no próximo fim de semana!

    Um beijinho, Sara ♥
    Little Tiny Pieces of Me

    ResponderEliminar

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.