Tigela Saudável: Fruta desidratada.

O método ancestral de desidratar alimentos, para que estes se conservassem até às alturas de maior escassez está a tornar-se cada vez mais uma nova oportunidade de negócio. São inúmeras as empresas e marcas que têm aparecido com este tipo de oferta de alimentos desidratados, especialmente frutas.

Era mesmo capaz de afirmar que se tornou no snack da moda!

São apresentadas sempre de forma cuidada em embalagens giras gourmet ou com um design jovem e colorido. Convencem pela embalagem mas faltava perceber se convenciam pelo conteúdo também. Tenho várias amigas alistadas nesta onda de fãs da fruta desidratada e há dias que prometia a mim própria que tinha de experimentar.



Nem de propósito, na semana passada, cheguei a casa e tinha na cozinha, lado-a-lado com a máquina de fazer sumos e a máquina de cozidos a vapor, um novo aparelho. A minha mãe tinha mesmo acabado de adquirir uma máquina de desidratar frutas cá para casa. O aspeto daqueles patamares transparentes cheios de camadas de fruta laminada era giríssimo. O processo é fácil e a fruta fica deliciosa. Repetimos o processo várias vezes durante o fim de semana para experimentarmos a maior variedade possível de sabores: da banana à laranja, da toranja à papaia, da maçã à pera e do ananás ao kiwi nada nos escapou. Mais fruta houvesse cá em casa e mais sabores tinham passado pelo processo de secagem.



Segundo os relatos de nutricionistas que tenho lido, a fruta desidratada é um ótimo snack, muito saudável para levar para o lanche da manha ou meio da tarde. Estando desidratada, a fruta não precisa de frio, não se estraga, não oxida e está sempre no melhor estado para ser consumida. Mas é preciso lembrar que não substitui a fruta fresca que devemos ingerir diariamente.

Ao retirar a água à fruta são concentrados não só os nutrientes como também as calorias, daí as frutas ficarem tão saborosas e saciarem tanto (algumas parecem mesmo gomas ou doces crocantes). Devem portanto ser consumidas com moderação.



A verdade é que são uma ótima alternativa para aquelas horas do dia, e principalmente da noite em que temos desejos de algo doce...e fabricados por nós têm sempre outro gosto e dão sempre outro prazer!

L.<3

9 comentários:

  1. Olá, que bonitas frutas!
    Também tenho um desidratador parecido com esse.
    Também lá se podem fazer barrigas de cereais. Há receitas na net (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Sofia!
      Agora fiquei super curiosa...vou ter de experimentar! :)

      Eliminar
  2. olá, vim dar aqui ao vosso blogue por causa do detox liquid, mas gostei mt desta maquina de secar a fruta, podem dizer onde isto se compra? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Obrigada pela sua mensagem!
      Esta máquina foi comprada na César Castro, na rua do Bonjardim, Porto.
      L.<3

      Eliminar
  3. fiquei deliciada com as fotografias! já estive a namorar a máquina na césar castro, mas nunca tinha lido nenhuma opinião!! :) The Healthy Fit Way

    ResponderEliminar

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.