Na Tigela: Brigadeiros.

Quem nos conhece sabe que, na eventualidade de se escrever, neste blog, alguma coisa sobre culinária, o que quer que fosse escrito nunca seria pela Luísa. A Luísa é, das três, a única que não gosta nem sabe fazer nada na cozinha!!!

Eu não sei estrelar um ovo e muito menos fazer um arroz branco (apesar da R. já me ter dado um workshop de arroz branco este verão). O problema está na falta de prática, ou melhor, na falta de vontade de praticar.


Foi há um mês atrás que esta história dramática com a cozinha, ganhou um novo e feliz capítulo. Comecei por me entusiasmar com as propostas de workshops de um novo espaço no Porto, o WORK IT - espaço criativo. Havia Workshops de Risotos, Receitas de Bacalhau, Aperitivos de festa, Saladas de Outono e até Paellas, tudo coisas úteis para o futuro de uma menina prendada mas foi com o Workshop de Brigadeiros Gourmet que eu ganhei o entusiasmo suficente para me lançar numa inscrição. 

Fui para lá cheia de medo de fazer má figura no meio de tantas mulheres prendadas que só queriam aperfeiçoar as técnicas desta sobremesa. Mal elas sabiam que, para mim, era uma espécie de iniciação à cozinha (da forma mais gulosa possível!). Valeu-me a paciência e a atenção da "Mestre Doceira" Manuela Marques, conhecida no meio por Zuca Brigadeiro.


Percebi que nem a noção total do que é brigadeiro eu tinha!!! Para mim brigadeiros eram bolinhas de chocolate cobertas de pepitas de chocolate... mas a verdade é que brigadeiro é muito mais que isso! Brigadeiro pode ser de colher, pode ser de cobertura, pode ser de recheio e pode mesmo ser o de bolinhas mas numa variedade muito maior do que aquilo que imaginava!
Aprendi brigadeiro de chocolate, brigadeiro de avelã, brigadeiro de limão, brigadeiro branco de cachaça e damascos, brigadeiro de vinho do porto e passas e até mesmo brigadeiro de morangos em vinagre balsâmico!!! Como devem imaginar, para uma leiga na cozinha como eu, tudo isto foi puro fascínio e magia!

Já passaram algumas semanas desde então e quase todos os fins-de-semana tenho repetido uma das receitas... a de maior sucesso tem sido, sem dúvida, o brigadeiro de avelã. Acho que estou a especializar-me neste! A verdade é que os brigadeiros têm-me levado muito mais à cozinha, mas ao contrário das expectativas de todos, não conseguiram mudar nada a minha relação com ela!


Continuo a ser a Luísa que não sabe estrelar um ovo, e muito menos fazer arroz branco... continuo a ser a Luísa que não gosta nem tem vontade de aprender mais na cozinha, mas que agora sabe fazer Brigadeiros... Agora sou uma Maria Tigela!!


L.<3










1 comentário:

  1. Eu que sei fazer tanta coisa na cozinha não sei fazer brigadeiros, mas hei-de aprender.
    A propósito, vim aqui parar à conta dos brigadeiros :)

    ResponderEliminar

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.