Um dos nossos favoritos...



É um dos restaurantes mais acolhedores da cidade do Porto, longe da rota turística e com uma cozinha italiana irrepreensível. É dos primeiros sítios que nos vem à cabeça quando queremos um jantar com amigos, descontraído, confortável e com iguarias divinais à mesa... adivinham qual é?



O Il Fornaio está na rota dos nossos restaurantes favoritos e é fácil saber porquê! O ambiente é descontraído, os enormes almofadões aconchegam qualquer um, a média luz à noite - que é péssima para as fotos - é perfeita para um cenário mais intimista que nos faz sentir em casa. Ali as conversas fluem... para os mais faladores informamos que o restaurante faz reservas por turnos, o das 20h e o das 22h, e reservar mesa no segundo turno é o ideal para jantares mais longos. Sim, porque apesar do Il Fornaio estar longe do centro turístico da cidade, encontrar uma mesa sem reserva é um achado, percebe-se bem porquê logo na primeira tábua que vem para a mesa.

O pão levemente tostado no forno a lenha, acompanhado por um azeite divinal e azeitonas que se comem como quem come cerejas, abre as portas para um jantar que promete uma verdadeira viagem gastronómica a terras italianas. Não temos uma vista para a pitoresca costa amalfitana, não, é mesmo no Porto que estamos! Mas Itália aparece-nos em alguns detalhes... na oliveira que nos dá as boas vindas mal entramos, no aroma divino que se faz sentir dentro de portas, em cada ingrediente de cada prato e, claro está, nos verdadeiros gelados artesanais que finalizam a refeição em pleno.

A ementa é variada, desde os risottos às pastas, sem esquecer as pizzas napolitanas, e vai variando ao longo do ano, podendo sempre ser surpreendido por iguarias diferentes da última vez que o visitamos. E para refrescar a refeição, a irrecusável sangria! Se ainda não conhecem este pedacinho de céu, está na hora de rumarem até à zona do Bessa e provarem vocês mesmos! Claro, convém ligar antes! ;)











m.*

Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.