RIB Beef & Wine

Depois do último post, é pela beira rio que continuamos. 
Há já umas semanas que fomos convidadas a ir conhecer a nova carta do restaurante RIB Beef & Wine, do hotel Pestana Vintage Porto, bem no coração da zona ribeirinha, em plena Praça da Ribeira. Com uma maior diversidade gastronómica, a nova Carta do RIB marca a diferença, com sabores mais intensos e com mais opções para partilhar. E foi precisamente de partilha que se fez este maravilhoso almoço.

O espaço é dos mais bonitos e acolhedores que a cidade tem, com uma decoração de inspiração tropical, com madeiras carregadas e elementos que nos remetem para um qualquer destino de férias bem longínquo, onde o calor se faz sentir de forma intensa e pedimos um cocktail junto ao mar. Aqui a vista não é para o mar, é certo, mas o rio Douro recebe-nos à porta com toda a sua hospitalidade tripeira, única no país. E por falar em cocktails foi precisamente com um cocktail já referência do Bar RIB que começamos esta nossa viagem de sabores.

O Elizabeth II é um cocktail para amantes de Gin, que se alia a licor St. Germain, sumo fresco de limão, xarope de alfazema e clara de ovo. Haverá melhor forma de sermos recebidos em algum lugar? Estávamos já rendidas a todo o charme do RIB quando começaram a ser servidas as entradas. Cecina de vaca maturada, croquetes de carne com molho de cebola fumado e pastéis de massa tenra com recheio de carne, simplesmente divinais!




Já à mesa, tínhamos à espera pão, manteiga de trufa, flor de sal e azeite que rapidamente se fizeram acompanhar de um carpaccio de novilho, azeite, chicória e Grana Padano; salada de Tutano com tubérculos e pão tostado; espetada de vaca com molho "salvitxada"; picapau do lombo com "salsa de la vida"; cogumelos assados, molho romesco, ovo e pinhões tostados e um Olive Sanuki Wagyu com shitake salteado.

Para quem não conhece, o Olive Sanuki Wagyu é uma carne japonesa proveniente de animais que, nos últimos 6 meses de vida, são alimentados exclusivamente com azeitona, fazendo com que esta seja uma carne rica em sucos com um sabor completamente diferente daquele a que estamos familiarizados, mais suculenta e com uma textura bem macia.









Como pratos principais, o Cowboy Steak fez as delícias de qualquer uma de nós. Este é um corte de novilho, maturado a 28 dias e com um marmoreado bem generoso e apetitoso que conquistou todos os presentes. Não menos interessante, foi também servido o Chuléton, corte clássico com maturação de 60 dias e uma vazia maturada com osso por 14 dias. E se achávamos que não podíamos continuar a ser surpreendidas, eis que ficamos a conhecer os deliciosos acompanhamentos. Da beringela Szechuan à carbonara de batata sem esquecer a salada de tubérculos e tomate, estes são acompanhamentos bem especiais e servidos de forma irrepreensível! Ficámos fãs!

O almoço no RIB prolongou-se por boas horas, em boa companhia e conversas sem fim, até que nos apresentaram ainda mais duas delícias da casa, desta vez doces: as sobremesas! O Parfait de Vinho do Porto e Mousse de Chocolate, a Tarte de Limão merengada com Sorbet de Limão e o Pudim de Cenoura com Sorbet de Maçã verde, mousse de queijo e canela, foram primordiais no encerramento desta magnífica refeição que terminou ainda melhor com um Porto Offley 10 anos.

Se ficaram tentados por conhecer todas estas maravilhas, não há nada como conhecer na primeira pessoa todos estes sabores! Nós ficámos rendidas, temos a certeza que também não se irão arrepender! ;)

L.<3
m.*

Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.