Terminal 4450



Em frias noites de inverno, apetece estar em casa, e por vezes entramos no fim de semana no quentinho do sofá com pipocas e um filme. Mas é também nos dias mais frios que apetece contrariar o gelo e aquecer o coração, em reuniões de amigas à mesa, com uma boa sangria, as pipocas que não comemos no sofá, e delícias de fazer crescer água na boca. Se até aqui despertamos a vossa curiosidade desta nossa sugestão de fim de semana, temos a certeza que o que aí vem não vai desiludir!







O Terminal 4450 está na wishlist desde antes mesmo da sua abertura. O espaço, que já conhecíamos de outros projectos que por lá existiram, é daqueles bem especiais, que sabemos que se estiverem nas mãos das pessoas certas vão chegar até nós com um encanto inigualável. E assim foi.

É na margem norte do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira, que nos espera um espaço invulgar, onde todo o conceito do restaurante segue a temática original do espaço: as viagens. O nosso gostinho por viagens (que tantas vezes partilhamos com vocês por aqui) fica logo agarrado a todos os elementos que por lá encontramos, desde a decoração que nos remete para um terminal de cruzeiros, ao quadro de partidas com todo o menu da casa, às malas que nos recebem na entrada, ao passaporte que nos leva nesta viagem de sabores, e todos os elementos que um verdadeiro viajante não dispensa, com um toque vintage e rústico muito bom. E o que se come por lá? Carne. Do costeletão ao bife da vazia com camarão tigre servidos em tábuas de madeira, há espaço para um pouquinho de tudo, até para bocados de francesinha e aros de cebolada ou esparregado. Nós resolvemos deixar-nos levar ao sabor dos petiscos que partilhámos entre todas: salsichas artesanais, asinhas de frango frito, bola de rosbife, tábua de queijos e enchidos, portobelo grelhados e palitos de polenta frita.

E tudo no Terminal 4450 é pensado ao pormenor. O empratamento é irrepreensível, bem como o atendimento simpático e descontraído de quem nos recebe. Afinal, este é um restaurante inspirado nos marinheiros que noutros tempos por lá passavam, onde podemos ver os barcos a chegar ao porto enquanto desfrutamos da nossa refeição num ambiente acolhedor e familiar.

Muito embora as barrigas já estivessem cheias dos petiscos que resolvemos atacar sem piedade, há sempre lugar para um docinho: a bola de berlim, com recheio de manteiga de amendoim e leite condensado, o decadente de chocolate, a tarte de maçã e o petit gâteau de abóbora com queijo da serra, gelado e amêndoa, foram todos bons motivos para inventar um buraquinho no estômago que não tinha sido ainda preenchido.










Já lá voltamos uma e outra vez, e sabemos que isto vai ser um vício difícil de deixar. O quadro de partidas com o menu não tem jeito para despedidas e pede que voltemos sempre mais uma vez. Nós vamos-lhe fazendo a vontade, nada contrariadas... Pelo contrário, sabemos que por ali há muitas e muitas delícias que ainda não provámos e que não podemos dispensar!

m.*
L.<3

Terminal 4450 Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.