Meet The Maker



Este sábado começa bonito e solarengo, mas sem o encanto do que passou. Foi um dia muito especial passado no espaço da fábrica de pratas da Topázio, naquele que foi o primeiro evento Meet The Maker , numa organização do Porto Fashion Markers em parceria com o projecto Pratos em volta.
Se há coisa que abunda no norte de Portugal, e no Porto em particular, para além do saber receber, é o saber fazer. E foi desses "fazedores", dos seus testemunhos e da partilha das suas experiências e percursos que se fez o dia de sábado. A cada edição, são sempre convidadas 3 marcas de diferentes dimensões, conceitos e estratégias, mas sempre com um denominador comum, que servirá de mote ao debate de ideias. Nesta primeira edição, realizada em pleno ambiente de fábrica em funcionamento, nas novas instalações da Topázio, o tema em debate foi “A costumização como um novo luxo em Portugal” e os makers seleccionados não podiam ter sido melhor escolhidos. 

Este debate, que foi acima de tudo uma enorme partilha de experiências pessoais e profissionais de verdadeiros empreendedores, fez-se dos testemunhos reais de pessoas tão diferentes como o Gonçalo Cruz da My Swear, a Carla Costa da Topázio e até mesmo o Ricardo Conceição do Atelier des Créateurs. Tudo isto com uma orientação e moderação irrepreensíveis da jornalista Catarina Rito,  alguém completamente apaixonada pela área.




O espaço de debate com os restantes participantes estava aberto, as perguntas, as curiosidades e a vontade de saber mais destes makers e dos seus projectos era mais que muita, mas através dos vitrais da fábrica, num espaço de outra oficina já era possível acompanhar a preparação do momento que se seguia. Os aperitivos estavam servidos e o espaço de conversa e troca de ideias passou a fazer-se ali à volta daquela mesa, agora acompanhada de deliciosos e acima de tudo saudáveis snacks, de outra maravilhosa maker - a Filipa Cardoso do projecto Diospiro.





E se os aperitivos já tinham sido um excelente cartão de visita para aquele que é o trabalho do "Pratos em Volta" , o almoço foi, sem dúvida, a melhor apresentação que se podia esperar de um parceiro como este. O projecto nasceu da vontade de levar pessoas a juntarem-se em locais especiais para partilhar comida, sensações e inspirações. O Meet the Maker era claramente uma dessas ocasiões, e a fábrica da Topázio um local mais do que especial para o pôr em prática. Boa comida e bom ambiente eram as garantias que o projecto dava, o resto fez-se das pessoas maravilhosas que ali se sentaram e da troca de contactos tão interessantes quanto diversos que ali se fizeram.
É à mesa que se fecham os melhores negócios e foi mesmo à mesa que se fizeram as mais ricas trocas de experiências. Foi também nessa mesa deliciosamente decorada, que desfilaram as criações da chefe Diospiro , daquelas que ainda hoje me fazem voltar a babar de cada vez que as descrevo. Começamos por um creme de castanha e abóbora com manteiga de nata de caju que por si só fazia uma refeição. Seguiu-se um prato mais leve, mas absolutamente divinal de beringelas recheadas, servidas com um Aioli de Alcachofra que repeti vezes sem conta. Para terminar foi servida uma trilogia de Raw Cheesecake constituida por um de cacao, um de ananás-manjericão e o meu preferido de mirtilo-lima.








Já de barriga e alma cheias , partimos para aquela que é a minha praia, para o mundo que posso visitar vezes sem conta sem nunca me cansar, para explicações que podia ouvir repetidamente com o mesmo interesse da primeira vez... descrições de processos que conheço como a palma das minhas mãos mas que ganham um encanto e um carisma tão especial de cada vez que alguém os reconta.
Da joalharia para a prataria, as dimensões mudam, mas a essência e acima de tudo a paixão de quem trabalha os metais, é exactamente a mesma. Há uma dedicação, um orgulho e um brio nestes homens e mulheres que não conheço em outra profissão. E como os compreendo, como sei o que isso é, e como percebo que não dá para estar nesta área com uma postura que não essa...






Esta foi a chave de ouro para um dia tão rico e completo. E se tiverem possibilidade, não percam a oportunidade de um próximo Meet The Maker porque vale mesmo a pena!
Mal posso esperar pelo próximo!

L.<3

Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.