DIY Árvore de Natal



Hoje trazemo-vos ao blog o nosso primeiro DIY. Sou uma verdadeira adepta do faça você mesmo, de passar o meu tempo a engendrar novas invenções para fazer cá por casa, em tudo. Usar um martelo ou um berbequim para mim não é problema, até porque se for, não tenho vergonha em chamar os recursos necessários para me darem uma mãozinha! A verdade é que nos últimos tempos me tenho travado por estes caminhos, porque a casa é pequena e não dá para inventar nada mais do que o que ela já tem, mas também porque muitas das vezes as aventuras do diy nem sempre correm bem e então, inconscientemente, percebo agora que tirei umas férias deste campo. Até ontem.

O natal é aquela época que inspira qualquer um mas a verdade é que não é natal enquanto não tivermos uma árvore em casa e foi aí que começou o meu grande dilema. Já vos tinha contado por aqui que a minha casa não tem espaço para guardar uma árvore artificial o ano todo e que, por isso, comprava árvores naturais que, passado o natal, iam para o terraço e acabavam por morrer. Adoro estas árvores, por serem um elemento natural dentro de casa e pelo cheirinho que deixam. A verdade é que a última experiência não correu muito bem. Na hora de tirar a árvore da sala deixou tanto lixo que o chão da casa parecia relva, coberto de caruma ainda verde.
Além disso uma árvore tradicional, seja ela natural ou artificial, ocupa muito espaço na minha sala que terá no máximo 12 metros quadrados e, por isso, este ano tinha decidido que não ia existir árvore cá em casa.

É aí que a Geneva do blog A Pair & a Spare entra como salvadora do meu natal! Este é um blog que sigo há anos mas nunca nenhum post fez um clique tão grande na minha cabeça como o do DIY da árvore de natal. Como podem ver aqui ou no blog da Geneva, esta é a melhor ideia possível para ter uma árvore bem luminosa e que não ocupa espaço quase nenhum. Na prática é também um diy muito simples de fazer, com poucos materiais, pouco lixo, sem secagens de colas e afins e o resultado está à vista.

Ficam aqui todos os materiais necessários:

- uma tábua de madeira ou mdf da medida que melhor se ajustar ao vosso espaço - eu usei de 180x80cm
- parafusos - usei cerca de 30, podem escolher da cor que quiserem
- luzes de natal
- 1 lápis para fazer marcações
- fita métrica - usei também um aristo porque é muito mais simples
- fio
- chave de fendas eléctrica ou manual



Como fazer:

Deitem a tábua no chão e com um lápis façam a marcação do topo da árvore, ao centro. De seguida marquem em baixo os pontos que querem que sejam a base da árvore. Eu deixei 6cm de cada lado em baixo e uma margem de cerca de 18 cm no topo e na base da árvore. Nesses pontos que marcaram com o lápis devem colocar um parafuso e passar o fio pelos 3 parafusos de forma a fazerem o triângulo da vossa árvore. Depois é só colocarem os restantes parafusos, mais ou menos com o mesmo espaçamento (fiz a olho) e intercalados entre o lado direito e o esquerdo. Depois de todos os parafusos colocados só têm que retirar o fio, colocar a tábua na vertical junto a uma parede e colocar as luzes.







Com muita pena minha não encontrei madeira de pinho com a medida que queria por isso optei por comprar uma placa de mdf. Não é tão bonita, é certo, mas é bem mais baratinha e na verdade com as luzes acesas nem se nota a diferença. Por todas as lojas por onde andei, em pinho, cá no Porto, apenas encontrei tábuas com 60cm de largura e eu queria que a minha tivesse 80cm.

Como vêem é uma árvore bem diferente, que traz a luz do natal até às nossas casas sem ocupar o espaço que queremos que seja ocupado pelas prendas! Desta vez a árvore não tem decoração mas aproveitei alguns elementos dos outros anos e dei-lhes um novo destaque.

O que acham deste DIY? Eram capazes de arriscar e fazer uma árvore assim para vossa casa? :)


m.*

10 comentários:

  1. Fica tão mas tão giro! Nunca tinha pensado nalgo do género mas adorei.

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Marli! O resultado final é mesmo bonito e não é nada difícil fazer! :)

      Eliminar
  2. Adoro este tipo de árvores! São super bonitas e saem bem mais em conta.
    A diferença da madeira nem se nota, ficou mesmo perfeita.

    Marta Rodrigues, Majestic
    Passatempo! Palette Cocoa Blend da Zoeva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marta! Também achamos que quase não se nota a diferença da madeira! E com as luzes acesas fica tão lindinha! :) *

      Eliminar
  3. Tão gira! Cá em casa (ainda vivo com os meus pais) tem que ser a tradicional, mas sem dúvida que é uma excelente opção para espaços com menos espaço ou com uma decoração mais minimalista!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que esta solução veio mesmo pela falta de espaço mas há males que vêm por bem! :) É super gira! Tive pena de não usar algumas das bolas que já tinha mas ainda espalhei umas em pequenos detalhes pela casa! :)

      um beijinho *

      Eliminar
  4. Uma ideia muito gira!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.