Coroa de Natal


Estamos a menos de 48h do grande dia e a azáfama intensifica-se em qualquer casa, seja pela compra dos últimos presentes, seja pela visita de ultima hora a familiares e amigos, seja pelos últimos jantares ou até mesmo pelas receitas de doces e petiscos que é preciso ultimar para a grande noite de amanha.

Eu não sou nada fã dos doces típicos da época, mas encontro sempre alternativas que não sendo tão tradicionais, são igualmente natalícias. Este ano foi a Continente Magazine que me conquistou com a sua receita da capa da edição de Natal. O bom aspecto era inquestionável e a receita era aparentemente fácil, por isso lancei-me à aventura. O Chef Online fez um tutorial, que facilitou imenso, e que partilho também com vocês! Experimentem porque é delicioso e vai fazer um sucesso na decoração da vossa mesa de natal.





Ingredientes:
600 g de farinha
1 c. café de sal
240 ml de leite morno
30 g de fermento fresco
60 g de manteiga derretida
2 gemas de ovo
4 c. sopa de açúcar
óleo q.b.

Recheio
70 g de manteiga amolecida
6 c. sopa de açúcar
1 c. sopa de canela
150 g de framboesas


Misturar o leite com o fermento, o açúcar, a manteiga derretida e as gemas. Deixar descansar e formar bolhas durante 10 minutos.Em seguida, peneirar a farinha juntamente com o sal para dentro de uma tigela e juntar aos poucos à mistura anterior. Amassar até tranformar numa bola.
Colocar essa massa numa tigela untada com óleo e tapar com película aderente. Deixar descansar durante cerca de uma hora ou até dobrar de volume.

Para o recheio, misturar a manteiga com o açúcar, a canela e as framboesas esmagadas. 

Polvilhar uma superfície de trabalho com farinha e esticar a massa com a ajuda de um rolo, também ele polvilhado com farinha, até obter um retângulo de 20x30 cm e com 1 cm de espessura. Espalhar 3/4 da mistura de manteiga pela massa e enrola-la. Em seguida, fazer um corte ao meio no sentido longitudinal, deixando uma das pontas por cortar. Entrançar as duas tiras e no fim dar um formato de coroa a essa trança. 

Colocar a coroa num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, pincela-la com a restante manteiga e leva-la ao forno pré-aquecido a 200ºC por 25 minutos. Nos últimos 10 minutos baixar o lume para 180ºC.




L<3



Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.