Este jantar é privado.



Quem adora jantar fora sabe bem os pontos bons e maus que largar o nosso ninho traz consigo. Se por um lado podemos experimentar uma excelente cozinha, com pratos que muita das vezes nos seria impossível cozinhar em casa, por outro, todos conhecemos as filas intermináveis, as discussões da mesa do lado, o barulho que, até nos melhores restaurantes, acaba sempre por existir. Isto para não falar da loucura que é a baixa actualmente, de imensos restaurantes não reservarem mesa e de termos que ficar numa fila enorme que apenas um turista em modo férias tolera.

O Ikeda é desde o dia em que abriu uma referência da cozinha japonesa na cidade do Porto, longe da rota turística da baixa, e traz-nos uma proposta que vem mudar toda esta ideia do "jantar fora". E se pudéssemos sair de casa para jantar, longe de qualquer confusão, e usufruir do melhor da cozinha japonesa no conforto de uma sala privada? E se vos disséssemos que nessa sala, apenas cabem os nossos amigos mais próximos (10 no máximo, para sermos mais precisas!) e um chef só para nós? Este é, sem dúvida, o melhor dos dois mundos: sentimo-nos em casa e usufruímos do melhor que um restaurante pode ter, falamo-vos da Sala Minka.

A ideia é muito simples, juntar amigos, família ou até mesmo reuniões de negócios, num ambiente intimista que recria as salas japonesas. Embora não tenhamos que nos sentar no chão, o mobiliário está pensado de forma a recriar esse ambiente com total conforto. Uma vez sentados, a mesa estreita abre-se para se ajustar aos nossos lugares e cria espaço para o banquete que se segue.








A sopa miso com caranguejo real foi uma óptima surpresa de sabores mas foi o ceviche que conquistou a nossa alma! Somos super fãs de ceviche, pela mistura de sabores e aromas que são possíveis servir num só prato. Conhecemos alguns muito bons, que nos fazem mudar de rota só para os provar de novo mas este, foi o mais surpreendente de todos e que irá para sempre ficar na memória e fazer-nos salivar. A combinação vencedora é inesperada e, diríamos até, altamente improvável. O ceviche de vieira e lichias deu o mote para uma noite inesquecível de sabores orientais ousados e muito apetecíveis!





E por falar em ousadia, se associamos sushi apenas a peixe é no Ikeda que percebemos que estamos completamente errados. Dar asas à imaginação é um conselho que ouvimos desde pequenos. Ir contra todos os conceitos, inverter as coisas, fazer diferente. E é ali, naquela pequena sala privada, que o sushi man explora o seu lado mais criativo e ultrapassa todos os pré conceitos que possam existir. Nigiri de carne, já alguma vez provaram? Fiquem a saber que uma delicada fatia de wagyu sobreposta por foie gras, molho teriyaki e flor de sal a compor um nigiri pode ser tudo o que precisamos nas nossas vidas. É bom, muito bom, e para repetir!





E como todo o bom jantar, tem que terminar com sobremesas à altura, que depois de uma variedade de peixes surpreendente e uma apresentação irrepreensível, falam por si.

Saibam também que no Ikeda irão encontrar uma lista infindável de Sake, e que podem terminar a refeição com uma variedade igualmente invejável de wisky japonês. E se desse lado há amantes de wishy como por aqui, sabem certamente como os japoneses o fazem bem! Somos fãs dos da casa Nikka da qual o Ikeda tem uma coleção de quase 10 variedades. Difícil vai ser escolher só um!

Acho que podemos dizer que estão reunidas todas as condições para este ser um jantar memorável!

m.*
L.<3

IKEDA Japanese Cuisine Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.