Em mais um devaneio pela cozinha, havia uma embalagem de salmão fumado mesmo, mesmo à espera para ser comido... E eu e o salmão temos uma relação de altos e baixos, de amor-ódio constante. Tenho fases em que adoro (parece que o corpo pede mesmo salmão!) e outras em que me farto dele... não quero, não me apetece, parece que já não gosto! E andamos assim, nesta constante montanha russa, sempre às voltas, a subir e a descer! Em que altura surgiu a ideia de fazer esta receita? Numa altura de ódio, pois claro! A embalagem de salmão fumado cá estava, guardadinha no frigorífico, e a vontade de a abrir era zero. E é nestas alturas que por vezes surgem as melhores surpresas. Procurei nos livros de cozinha que cá tenho et voit la, o Jamie Oliver tinha a solução para mim!
Ingredientes:
200g de salmão fumado
1 molho de espargos
1 limão
500g de batatinhas novas
4 fatias de pancetta fumada
1 - Cozer as batatinhas num tacho com água a ferver e uma pitada de sal
2 - Numa frigideira colocar um fio de azeite e grelhar a pancetta até ficar dourada dos dois lados e estaladiça
3 - Colocar o salmão numa travessa e temperar com umas gotinhas de limão
4 - Pegar em 4 espargos e, com um descascador, fazer tiras finas que serão colocadas em cima do salmão
5 - Aparar o resto dos espargos e colocar na panela das batatas
6 - Noutra travessa, colocar as batatas e os espargos, colocando por cima a pancetta
Para variar não segui a receita à risca. A sugestão do Jamie era a de fazer um molho de iogurte e mostarda. Em vez disso, aproveitei um bocadinho da gordura da pancetta que ficou na frigideira e temperei as batatas e os espargos com mais um pouquinho de azeite. Por cima do salmão coloquei também ervas de provence.
Estão tentados a experimentar?
m.*
Alguém que tem a mesma receita com o salmão fumado que eu. Uma verdadeira relação de amor-ódio ahah...
ResponderEliminarAhah temos fases inseparáveis e outras que não nos conseguimos ver! Vamos gerindo a nossa relação assim nestes altos e baixos! Quando nos reencontramos é sempre bom! :) *
Eliminar