Na tigela: Ameijoas à Bolhão Pato

Com o verão a terminar, que melhor forma que o recordar que com uma receita bem fresca, com cheirinho a mar e a Alentejo?
Por cá o marisco também é dono da discórdia das três... A menina L. diz que não gosta... Mas gosta de amêijoas... O que já não é mau de todo! Pelo menos um bocadinho desse prazer de saborear o mar, ela tem! E o marisco, na cozinha, é provavelmente a minha grande perdição! Não há nada que me delicie tanto quanto um bom prato de marisco... É, para mim, a melhor parte do verão! Que, como não podia deixar de ser, começou bem, com umas amêijoas à bulhão pato que partilho hoje com vocês!

A receita é simples, mais uma vez, como todas as que vos temos vindo a apresentar! Desta feita, menos rigorosa, com medidas a olho, porque isto eu cozinho mesmo assim, com paixão.







Ingredientes:
Amêijoas
Coentros
Limão
Alho
Sal
Azeite

O primeiro passo é comprar as amêijoas, bem fresquinhas, ainda vivas. Prefiro comprá-las para as usar na hora, não gosto de comprar e usar só no dia seguinte, não é a mesma coisa! Um passo essencial é lavar bem as amêijoas para conseguirmos retirar a maior quantidade de areia possível! Não há nada pior que comer amêijoas com areia!

Numa frigideira bem regada com azeite, ponho um ou dois dentes de alho esmagados. E, nas minhas amêijoas, coloco logo metade dos coentros na frigideira para irem libertando o aroma. Logo de seguida coloco as amêijoas e uma pitada de sal, até abrirem.
Mal estejam todas as amêijoas abertas, rego-as com sumo de limão e polvilho com o resto dos coentros frescos.
Daqui só podem mesmo ir directamente para a nossa boca, acompanhadas de pão torrado para molhar naquele que é, para mim, o molho mais delicioso do verão!






m.*

1 comentário:

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.