Herdade do Esporão


Hoje estamos de regresso ao Alentejo. O nosso roteiro pelo seu interior vive de paisagens, de espelhos de água e de muralhas que cercam pequenas aldeias que vislumbram as planícies intermináveis, pautadas por pequenos apontamentos de sombra dados pelos sobreiros milimetricamente espaçados e alinhados.

E hoje a nossa viagem faz-se envolta em 1800 hectares da típica paisagem meditarrânica, onde também as vinhas e o olival são responsáveis pelos apontamentos de cor das planícies e vales que nos cercaram. Visitámos a Herdade do Esporão, que nos recebeu num dia que ameaçava chuva, e nem debaixo de um céu tão carregado perdeu o encanto.

Já dentro da Herdade, de carro atravessámos vinhas infindáveis, de um lado, do outro, e mais vinhas apareciam à medida que avançávamos. Chegado ao nosso destino, logo na entrada que dá acesso ao restaurante e à loja, espera-nos uma belíssima exposição fotográfica que nos remete de imediato para o contacto com a natureza e nos dá a conhecer a vida selvagem que ali nos cerca. Entre salas onde impera o conforto, vislumbra-se pelas grandes janelas a albufeira que é o coração da Herdade.

Com uma grande produção de vinhos e de azeite biológico, este é o local certo para fazer uma prova e dar a conhecer às papilas gustativas os sabores do alentejo. Em dias em que o tempo não faz a cara feia que fez a nós, os passeios pelas vinhas podem-se fazer a pé ou de bicicleta, seguir para uma visita às caves e à adega e terminar no restaurante ou na loja com uma prova.









Durante o verão, a paisagem faz-se de um céu mais azul do que o que partilhamos hoje, e a Herdade organiza sunsets, às sextas e sábados, onde poderão desfrutar de alguns petiscos, ao som de boa música, enquanto bebem os vinhos da Herdade e apreciam a albufeira da esplanada. Por este ano já terminaram mas, quem sabe, fica a dica para o regresso dos próximos dias de verão...








m.*

Sem comentários:

Enviar um comentário

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.