À Terra . Fornaria



E é à mesa que terminamos a nossa série de posts dedicados aos Açores.
Não poderíamos terminar de melhor maneira, acreditem. O À Terra recebeu-nos naquela que seria a nossa última noite em São Miguel (ou não fosse o mau tempo arruinar o regresso ao Porto). E recebeu-nos bem, num espaço bem simpático, naquele que considerei o melhor restaurante da ilha.









O À Terra é uma fornaria, inserida no Furnas Boutique Hotel, e que em tudo foge ao estereótipo de restaurante de hotel. Porque tem carácter suficiente para se impor acima de qualquer hotel que lhe possa estar agarrado. Porque o espaço é giríssimo, a comida muito boa, o ambiente elegante, descomprometido, sem grandes etiquetas, com muito bom gosto (muito!)

Tínhamos reservado mesa e mal chegamos esperáva-nos uma bolacha de queijo gigante com a palavra "reservado" gravada. Se gostasse de queijo dizia-vos como era deliciosa... como não gosto, não provei. Mas ao que parece para além de ser uma forma super original de dar as boas vindas aos clientes, estava boa!

Seguiu-se uma tábua com pão de alho. Vários pães diferentes, torrados, com um fio de azeite, orgãos, e manteiga a acompanhar. O pão estava maravilhoso! Aliás, vê-se bem pelo aspecto!

Sentados numa mesa com o forno ao nosso lado, só dá vontade de nos sentarmos mesmo ao balcão para os podermos ver de perto a trabalhar! No À Terra é tudo tão próximo que nos sentimos em casa.







Como prato principal escolhemos o lombo de atum grelhado, acompanhado de batata doce e o franguito com raízes assadas. Tudo muito, muito bom, numa quantidade que facilmente poderia ser reduzida porque era bastante.

E a sobremesa, essa, terminou a refeição em bom. Escolhemos uma tarte de limão. Não contáva-mos que fosse uma tarte desconstruída, adorámos! Com suspiro, laranja e gelado de lima.

Para além da simpatia dos funcionários, da energia dos cozinheiros, do espaço acolhedor e da qualidade da comida, da decoração deste espaço faz parte uma espécie de mercearia. Os ingredientes estão por entre as mesas, em prateleiras, bem à mão de qualquer necessidade e a provar que esta é uma cozinha honesta.

m.*

5 comentários:

  1. Eu e o meu marido estivemos hospedados no Furnas Boutique Hotel e jantamos duas vezes no restaurante Á Terra e ficamos muito satisfeitos com a comida e com toda o ambiente á nossa volta.Seguramente o melhor restaurante da Ilha S. Miguel.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o espaço e roteiro sobre São Miguel e as dicas sobre o site das câmaras e a app, vai ser para mim uma ajuda já que vou visitar os Açores pela primeira vez =) neste post do restaurante posso dizer-te que fiquei com água na boca e já marquei na minha lista de coisas a visitar... Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras Vanda! É muito bom saber que a partilha das nossas experiências faz a diferença em quem está desse lado! Desejo-te uma excelente viagem! Os Açores são magníficos, é impossível não gostar! Depois conta-nos como correu! ;)

      m.*

      Eliminar
  3. Yum!!! Parece maravilhoso, já registei na wishlist :) só não gostei da apresentação da sobremesa, o merengue parece algo que vai ser preciso apanhar do passeio com um saco plástico :) Vejam lá isso, melhor restaurante da ilha! Obrigada pelo post!

    ResponderEliminar

© dois igual a três - 2013. all rights reserved. Tecnologia do Blogger.